O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Quais são os sintomas?
Essa é uma doença respiratória, sendo seus sintomas parecidos como de um resfriado. Todavia, nesse caso, o resfriado pode aumentar causando até mesmo uma pneumonia que poderá se agravar a cada vez mais se não cuidada. Nesse sentido, já pedimos que caso você esteja com algum dos sintomas abaixo, procure um profissional ou sistema de saúde para estar te orientando.
Até hoje, os sintomas característicos apontados do Covid-19 são:
- Febre;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar;
- Problemas gástricos.
Além desses sintomas temos também os sintomas que são mais fortes: diarreia, pneumonia, síndrome respiratório agudo severo e insuficiência renal.
Como o Coronavirus é transmitido?
O Covid-19 é transmitido através de gotículas da tosse, fala ou espirro de pessoas que estão doentes. Esse vírus entra em contato com nosso nariz, olho e boca. Ele pode ser passado pelo ar, beijo, aperto de mão, abraço, celulares, maçanetas, corrimão, botões, teclas, apoios públicos de transportes, carnes de animais silvestres. Então evite isso o máximo que você puder.
Como se prevenir do coronavírus
Não existe ainda um tratamento ideal para esse vírus. Porém, temos algumas medidas que podem ser tomada para que ocorra tudo bem com a sua saúde:
- Lavar as mãos com água e sabão frequentemente;
- Usar sempre álcool em gel nas mãos;
- Nunca tocar em seu rosto com as mãos sujas;
- Evitar pessoas que estão com os sintomas da doença;
- Usar máscaras, pois elas podem reduzir o risco de você ser contaminado;
- Evitar viagens em lugares que tenham chances de terem esse vírus;
- Evitar ir em aeroportos ou rodoviárias.
Primeiro caso no Brasil
Um homem de 61 anos que mora na Cidade de São Paulo foi o primeiro paciente a estar com os sintomas do Covid-19, confirmando através de exames. Esse homem passou 12 dias no país Europeu, ao chegar no Brasil ele procurou um Hospital, pois estava com alguns sintomas suspeitos, como: febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. Fizeram os exames e tiveram a certeza que esse senhor estava com o Coronavírus. Depois de dias em quarentena, ele melhorou e está curado. Isso quer dizer que o Coronavírus não é uma doença tão perigosa e pode ser curada caso tenha seus devidos cuidados.
Referência: https://coronavirus.saude.gov.br/