Segundo pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, 67% dos brasileiros não sabem os valores atuais do colesterol no organismo. Essa informação é importante, pois o colesterol alto é um fator de risco para doenças cardiovasculares, como acidente vascular cerebral e infarto.
*Para você que tem mais de 50 anos ou possui histórico de diabetes na família, ou fuma ou tem vida sedentária,conhecer o nível de colesterol é um fator obrigatório.
Indivíduos com risco cardíaco alto devem manter o LDL abaixo de 50 miligramas por decilitro (MG/dl) de sangue.
– Pessoas que possuem grandes placas de gordura na parede das artérias, uma vez que bloqueio de parte da circulação representa um perigo iminente de infarto ou de acidente vascular cerebral).
*Pessoas com risco cardíaco muito alto devem manter o LDL abaixo de 50 miligramas por decilitro (mg/dl) de sangue.
– Entram aqueles que apresentam grandes placas de gordura na parede das artérias. Isso provoca o bloqueio de parte da circulação, assim como citado anteriormente, correndo o risco de infarto ou acidente vascular cerebral.
*As pessoas com risco cardíaco alto precisam segurar o colesterol ruim em níveis menores do que 70 mg/dl.
– Nesta cateoria, estão os portadores de placa de gordura em exames de imagem, de aneurisma da aorta abdominal, de doença renal crônica e de diabetes tipo 1 ou tipo 2 com algumas características específicas. Também podem entrar aqueles sujeitos com LDL acima dos 190 mg/dl.
*Na turma do risco intermediário, calculado por meio de uma conta feita pelo médico que considera diversas características do paciente, o objetivo é ficar com menos de 100 mg/dl.
*Quando o risco é baixo, admite-se um colesterol de até 130 mg/dl.
Por curiosidade, no caso do HDL
É desejável acima de 40 mg/dl
Curta e Compartilha com quem você achar que precisar saber disso! ❤️